The Facepalm: Because expressing how dumb that was in words just doesn't work.
Telerural ganha músculo no horário nobre da RTP 1

Publicado por Znoks

A aposta da RTP 1 no humor está cada vez mais preenchida, ao ser ontem anunciado mais um programa deste género, neste caso o "Telerural". Trata-se de um formato que ganhou "corpo" em "Praça de Alegria" através de uma rubrica fixa, que vai continuar. Mas, a partir de três de Junho, pelas 21.30 horas, ganha "músculo" de horário nobre, logo a seguir ao programa "30 minutos". Os protagonistas são "Quim Roscas" e "Zé Estacionâncio", interpretados respectivamente por João Paulo Rodrigues e Pedro Alves.

Tal como se pode ver na prestação matinal, o registo é o da paródia rural, debaixo de um formato de informação. "Vão cumprir o objectivo que é o de fazer um noticiário completo com entrevistas, reportagens e até a previsão meteorológica, em 25 minutos", descreveu o director de Programas da RTP1, José Fragoso.

Espectadores criticam

Embora ainda não tenha sequer estreado, há já algumas críticas por parte de espectadores, apurou o JN.

Embora não quantificasse o número de queixas, que se reportam apenas à rubrica de 10 minutos exibidas em "Praça da Alegria", o provedor do espectador da RTP, Paquete de Oliveira, revelou que a contestação ao estilo de humor passa pelos próprios conteúdos. É que, disse, "além de algumas queixas registadas por causa do uso de uma linguagem mais 'popularucha' e por vezes exorbitante na terminologia, também se registam críticas no campo da mensagem que é passada". Ou seja, "a questão do estereótipo sobre os tiques e trejeitos da ruralidade", que caracterizam, traço grosso, as duas personagens, é um dado que incomodou alguns espectadores.

"Nós não gozamos com ninguém, mas brincamos com toda a gente", reagiu João Paulo Rodrigues. Já José Fragoso foi mais longe e acrescentou que "os programas de humor devem tocar nos tabus". Mais, o programador da RTP1 usa a sua própria pessoa para exemplificar o que deve ser o 'jogo de cintura' perante certas brincadeiras "Se fizerem um 'sketche' ou um programa a gozar comigo, eu tenho de ter poder de encaixe, pois são coisas que fazem parte da profissão".

Ruralidade nortenha

Mas não, não há grandes hipóteses de que em "Telerural" o director da RTP1 seja alvo de qualquer brincadeira. No universo informativo deste programa, tudo se passa em "Curral das Moinas", uma terra imaginária, povoada pelas marcas da ruralidade aguda.

O tom e a pronúncia são marcadamente nortenhos e as duas personagens desenvolvem diálogos histriónicos. Os textos são escritos por Frederico Pombares, sócio da Plot, e a produção está a cargo de José Miguel Cadilhe, da Filbox.

A prova do sucesso de "Telerural" pode ser comprovado no "Youtube", um sítio onde os utilizadores carregam vídeos caseiros e excertos de programas. Há ali 'sketches' de "Quim Roscas" e "Zé Estacionâncio" que já foram vistos por mais de 300 mil pessoas.
in JN

14 Comentários for this post

longa se torna a espera ... :)

Posted on 26 de maio de 2008 às 00:24  

Rir é possível. Denunciar brincando, não sei se a RTP e o sistema vão na conversa. A censura esta cada vez mais na ordem do dia.

Posted on 26 de maio de 2008 às 13:01  
Anónimo

acho k devem fazer o programa.
esas pessoas k criticam e pk devem ser fas do gato fedorento..isso sim e k fala em tabus e dpx arriscam se as consequencias...telerural nao goza nem fala mal de ningem..apenas transmite um sentimento de alegria a kem gosta de comedia...e nao aborta temas sociais!!!

Posted on 26 de maio de 2008 às 14:34  

Como guionista do telerural queria apenas agradecer a quem criou este blog e a quem coloca há muito tempo os vídeos na net. Foram vocês que fizeram com que o telerural chegasse onde chegou: a programa semanal em horário nobre. Cada comentário vosso no youtube foi um fôlego de força que nos deram para continuarmos a escrever os textos do telerural. Quando criei o telerural para a Praça da Alegria nunca pensei que tivesse este sucesso. Sinceramente, muito obrigado a todos e espero que gostem do novo programa.

Abreijos

Fred

PS: se quiserem dêem a vossa opinião para fpombares@gmail.com.

Posted on 26 de maio de 2008 às 16:39  
Anónimo

N�s � que temos de agradecer por nos proporcionarem excelentes momentos de alegria! Obrigado... :D

Posted on 26 de maio de 2008 às 17:38  

Os telespectadores que se queixaram precisavam era de uma sessão de relaxamento com a Piedade!

Posted on 26 de maio de 2008 às 21:20  
Anónimo

o gato fedorento ta (kuase) esquecido, so é pena deixarem de disponibilizar no youtube...pk de manha há + ke fazer sem tar a frente do televisor a espera de um espaço tao culto!!!

Posted on 26 de maio de 2008 às 22:45  
Este comentário foi removido pelo autor.
Posted on 26 de maio de 2008 às 22:49  

bah...sabem uma coisa...esses queixosos doiem-lhe o cotovelo de não conseguirem fazer rir tanta gente. Apoio o que o João disse e tbm o presidente da RTP1, e claro tbm os criadores do blog. Continuem.!!!
abraços do xInA

Posted on 26 de maio de 2008 às 22:51  
Anónimo

Sem dúvida que esta dupla já merecia um maior destaque no panorama televisivo nacional.

Continuação de bom trabalho!

Posted on 27 de maio de 2008 às 13:58  
Anónimo

Tudo bem que algumas pessoas não gostem (há gostos e desgostos né), mas não podem impedir os que gostam (que são mesmo muitos) de rir com estes dois moços IMPECÁBEIS afinal vivemos num país livre onde cada um se pode exprimir livremente e com tanta desgraça que vemos todos os dias na TV ao menos deixem-nos rir à gargalhada de vez em quando. Quem não gosta que não veja!

Posted on 27 de maio de 2008 às 18:27  
Anónimo

Muito obrigado a todos pelo apoio que têm dado a este blog!

Ao FRED, vai uma palavra muito especial: Obrigada pelas tuas palavras e continua a trabalhar para um "telerural" cada vez mais fantástico! Nós cá estaremos para continuar a divulgar este excelente trabalho!

Saudações curralmoinenses!

Posted on 28 de maio de 2008 às 10:49  

ando ressakado de nao ver telerural !

kdo volta?

Posted on 30 de maio de 2008 às 03:05  
Anónimo

Vi à pouco que a estreia é terça-feira a seguir ao programa "30 Minutos".
Cá esperamos.

Posted on 1 de junho de 2008 às 23:30  



tracker